DANÇA
Patrícia Bergantin: contágio 8x1
31.01 a 22.02: quintas e sextas às 20hPROGRAMAÇÃO:
31.01 e 01.02: Oficina Encontro de Apreciadores, com Patrícia Bergantin - aberto a público interessado
07.02: "Marcela Banguela", de Natália Mendonça e "APT.LAB_ ep 01", de Talita Florêncio e Thiago Salas
08.02: "Jogo de Questões", de Patrícia Araújo e Valentina D'Avenia
14.02: "Abominável", de Larissa Ballarotti
15.02: "Marcela Banguela", de Natália Mendonça e "APT.LAB_ ep 02", de Talita Florêncio e Thiago Salas
21.02: "Suave Elevação", de Mauricio Florez Raigoza e "Gênera", de Flora Kountouriotis e Carolina Bianchi
22.02: "Refluxo", de Lucas Brandão
A partir de 31 de Janeiro, a artista da dança Patrícia Bergantin será residente no Centro da Terra e seguirá nas semanas seguintes, até 22 de fevereiro. Uma vez convidada pelo Teatro, Patrícia teve o impulso de expandir a oportunidade para além de sua pesquisa pessoal, convocando outros artistas da dança, performance e artes visuais. Dando continuidade a seu projeto CONTÁGIO, o intuito principal é tecer um arranjo coletivo, onde todos se apoiam, se assistem e se suportam, com a premissa de que a força de um é o impulsionamento de todos. Ciente do contexto político, no qual o fazer artístico em todos seus desdobramentos, desde apoio para pesquisa até financiamento para criação de espetáculos, está em rigorosa ameaça, a articulação com diversos artistas é uma tática para encorajar a pesquisa e criação, multiplicando e diversificando a programação de um centro cultural tão vivo quanto o Teatro Centro da Terra.
Neste período, a programação do teatro contará com uma oficina aberta a público, apresentações de oito artistas da dança e da performance, e ainda com exposição de quatro artistas visuais.
Na abertura dos dias 31.01 e 01.02, das 20h às 22h, Patrícia oferecerá a oficina gratuita "Encontro de Apreciadores", que convida o público interessado a lavar os olhos e mobilizar práticas em torno do que é ser espectador. Durante dois encontros, trabalhar o modo como nos relacionamos, assistimos, apreciamos. É possível 'despadronizar' nosso olhar? Quais são os parâmetros de observação em torno de um objeto? A inscrição pode ser feita por qualquer um interessado pela provocação e basta mandar um e-mail para bergantinpatricia@gmail.com, até 28.01, segunda-feira, demonstrando seu interesse.
Não contente com o cumprimento de pauta, o convite é também para que, no decorrer do mês, os artistas residentes também se contaminem em suas criações, impulsionando e trocando uns com os outros. As programação contará desde pré-estreia de dança até ensaios abertos de processos em desenvolvimento.
Este modo de operar é também decorrência da articulação de Patrícia com Josefa Pereira, que juntas desenvolvem a Tectônica Plataforma, base que se dedica à prática e ao estudo das forças, processos e movimentos em dança. Além de propiciar a pesquisa e investigação de ambas, também cartografa uma constelação afetiva entre artistas interessados e interessantes, dinamizando as camadas éticas, estéticas e políticas que compõem seu fazer artístico. Juntas também criaram "Mandíbula", "Égua" e "Contágio"; seus trabalhos solo "Hidebehind" e "/m/"; e colaboram em projetos de diversos artistas em comum como "Monstra", de Elisabete Finger e Manuela Eichner.
Este espaço conta com apoio do Edital de Apoio aos Espaços Independentes – Secretaria Municipal de Cultura.